9 Alimentos Ricos em Proteína Que Devem Estar em Sua Dieta!

Quando o assunto é como ganhar massa muscular, consumir alimentos ricos em proteína é fundamental.

A proteína desempenha um papel muito importante em nosso organismo, pois fornece material tanto para a construção como para a manutenção de todos os nossos órgãos e tecidos.

Uma coisa que você precisa ter na cabeça que sem proteínas não há vida. É impossível um corpo humano sobreviver sem proteínas. Portanto, seu consumo é fundamental não só para ganhar massa muscular magra, mais também para a vida ao todo.

Alimentos ricos em proteína

É importante te alertar que todos os alimentos mostrados aqui devem estar em sua dieta para ganho de massa muscular. Outro ponto a destacar é seu consumo regular, se possível, sugerimos que consuma esses alimentos toda semana.

1- Soja

Alimentos ricos em proteína - SojaO primeiro da lista dos alimentos ricos em proteína é a soja e é uma rica fonte de energia. Seu consumo é muito útil em reduzir o mau colesterol e melhora a saúde do coração.

Além disso, a soja é rica em potássio que é um importante nutriente que absorve o sódio do corpo que reduz a pressão arterial alta. A soja também tem propriedades antioxidantes que ajudam na redução dos radicais livres do corpo.

2- Camarão

CamarãoO camarão é outro que esta nessa lista de alimentos ricos em proteína. Ele também é uma boa fonte de vitamina B12. Esta vitamina é importante para o funcionamento adequado do cérebro e essencial para a formação e maturação de células de sangue.

O camarão também é rico em ômega-3 que é muito importantíssimo na musculação devido ter um efeito anti-inflamatório que pode contribuir na recuperação muscular após um treino muito pesado e intenso por exemplo.

3- Ovo

Alimentos com proteinas - OvoPrincipalmente um dos alimentos ricos em proteína mais famoso e consumido em todo o mundo. O ovo é um alimento com proteínas que é consumido por praticamente todos os atletas bodybuilder por ser muito pratico e de rápida preparação.

Além da proteína, o ovo contem também antioxidantes, vitamina A, B12, vitamina D e ácido fólico. Depois do leite materno, o ovo é o alimento mais completo que existe. Portanto, seu consumo é obrigatório.

4- Frango

FrangoO frango é um dos alimentos mais ricos em proteína. A quantidade de proteína encontrada no Frango é 18 g a cada 100 g do seu consumo, que é muito alto.

Além disso, o frango é uma importante fonte de vitaminas e minerais. A vitamina do complexo B, presente no frango, são úteis na prevenção de catarata e doenças de pele, aumento da imunidade e melhora o sistema nervoso.

5- Salmão

Alimentos ricos em proteína - SalmãoO salmão é uma ótima fonte de proteína. Ele pode ser consumido cru, defumado, grelhado ou frito. Mais de preferência consuma esse alimento cru ou grelhado que são as melhores opções para aproveitar todos os benefícios desse importante alimento rico em proteína.

Salmão também é rico em ômega-3 que como você já sabe é fundamental na musculação e essencial no crescimento da massa magra do corpo.

6- Carne Vermelha

Carne VermelhaA carne vermelha é um dos melhores alimentos ricos em proteína. A proteína animal é geralmente de alta qualidade, contendo todos os 8 aminoácidos essenciais necessários para o crescimento e manutenção do nosso corpo.

Caso você não saiba, os aminoácidos são os blocos edificantes das proteínas e muito importantes do ponto de vista da saúde. Por ter um perfil de aminoácidos quase idêntico aos nossos músculos a carne vermelha é muito benéfica, por exemplo, após uma cirurgia e para os atletas em recuperação, ou durante outras condições em que o tecido muscular está sendo construído.

7- Tofu

Alimentos ricos em proteína - TofuMuito pouco falado no mundo da musculação, o tofu é feito da coalhada da soja, prensada em blocos através de um processo semelhante à fabricação de queijo. Ele é uma fonte riquíssima de proteínas, ele também é um alimento versátil, podendo ser usado em uma grande variedade de pratos doces e salgados.

Além de ser um dos alimentos ricos em proteína, o tofu combate o envelhecimento precoce, previne doenças cardíacas e mantem ossos e dentes saudáveis devido seu alto teor de cálcio.

8- Amêndoas

AmendoasAlém de ser rica em proteína a amêndoa é rica em fibra e gordura saudáveis, por isso esse alimento aumentam muito a sensação de saciedade. Além disso, as amêndoas fornecem benefícios completos para saúde para o sistema cardiovascular e desempenha papel importante no seu reforço.

Ela contém uma boa quantidade de Cálcio que fortalecem os ossos e dentes. 1 xícara ou seja, 92 gramas de amêndoas fornece 243 mg de cálcio, que é de 24% da ingestão diária de cálcio.

9- Queijo cottage

Queijo cottageUm dos alimentos ricos em proteína e um dos mais indicados por nutricionistas quando se fala em alimentação balanceada. Uma das características que tornam o queijo Cottage extremamente saudável é o fato dele não precisar ser curado, nem salgado, portanto, seus índices de proteína e cálcio são bem melhores, enquanto os teores de sódio e gordura são baixos.

As Vitaminas do complexo B presente no Queijo Cottage são úteis em diversas atividades metabólicas do nosso corpo. Alguns deles incluem a Vitamina B12, Riboflavina, Ácido pantotênico, tiamina, Niacina e ácido fólico.

Veja abaixo como fazer um queijo cottage caseiro:

Junto com esses alimentos ricos em proteína é bom consumir alguns suplementos alimentares.

O motivo é simples: uma alimentação rica em proteína junto com suplementos adequados vão fazer o seu corpo ganhar massa muscular muito mais rápido e de uma maneira totalmente saudável.

Artigos Relacionados: